Mulher protagonista em qualquer ambiente
Gualter Baptista Júnior
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (NOVO STIFA);
Presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Fumo e Afins (Fentifumo)
O NOVO STIFA vem com esta visão, de que cada vez mais, o protagonismo feminino deve ser realçado, seja ele dentro das empresas, no campo, na sociedade de uma forma geral, política e economia e nos cargos-chaves, sejam eles na iniciativa privada, em grandes corporações ou na esfera pública. A sociedade brasileira tem se aberto a este protagonismo nos últimos anos, no entanto, esta abertura ainda é insipiente, quando nos deparamos com uma população formada por uma maioria feminina.
Com cerca de 55% da população feminina, elas também são maioria, mas, no entanto, quando olhamos para a política, esta participação ainda é muito pequena. O País caminha, em passos lentos, e necessita apertar o passo, atualizar conceitos e enxergar que a mulher é sim protagonista em nossa sociedade.
O NOVO STIFA entende e pratica este protagonismo. Nos últimos três anos, em nossa nova gestão, valorizamos 100% a atuação feminina, na qual, hoje todas as funcionárias, que atuam no Sindicato são mulheres; toda a área médica é também formada por mulheres e em nossa diretoria temos também uma mulher. Temos buscado, de forma incessante, junto às empresas, lideranças femininas para compor o nosso Sindicato. Pois este é o novo modelo Sindical, este é o NOVO STIFA. Esta visão de propiciar e oportunizar, especialmente no meio sindical, que no Brasil ainda é resistente a este protagonismo, e infelizmente deve continuar assim, por conta desta pressão contrária que se percebe ainda em meio aos sindicatos. Nós, como uma Entidade nova, com nova visão de mercado e conectada ao tempo atual, corremos na direção contrária, iniciando este processo de protagonismo da mulher em nosso meio.
Buscar, propiciar, motivar, incentivar e chamar são todos verbos que conjugam com a mulher no NOVO STIFA. É importante que haja este contraponto de visões e ideias, especialmente em um espaço extremamente machista, com ideias ainda antiquadas, ligadas ao berço do sindicalismo, que data da década de 1980, e hoje, nós em 2024 – quase 50 anos separam este modelo ultrapassado – de sindicatos que não querem se abrir para a presença das mulheres, que são muito diferentes da nossa visão moderna e feminina.
Desde maio de 2021 iniciamos este processo de mudança e a comunidade pode se questionar, o porquê que as médicas e as funcionárias do NOVO STIFA são mulheres. A resposta é ainda mais simples e direta: edificamos um espaço de cuidado com a saúde física e mental. Nele, ocorrem momentos de acolhimento, de atenção, por isso entendemos que a mulher tem muito mais esta característica alinhada à esta visão. É da mulher a característica maior de cuidar de si, de quem ama e de todos que estão a sua volta. O NOVO STIFA abre este espaço também para ser, cada vez mais acolhedor às mulheres também, no atendimento a elas em nossos modernos e amplos espaços, pensados com esta finalidade, dando propriedade e competência ao papel da mulher, seja na atenção às mulheres e homens que buscam pelos serviços, seja no atendimento personalizado à mulher em nosso Sindicato.
O Protagonismo Feminino não é apenas um título para o NOVO STIFA, ele é materializado em fatos e ações que, ao longo destes últimos três anos, implementamos e estamos buscando incrementar ainda mais. Dentro das empresas, por meio do Papo de Mulher, levamos as mulheres para a indústria, para falar sobre saúde e protagonismo, porque esta é a nossa missão: fazer acontecer.
No dia em que celebramos o protagonismo da mulher no meio rural, nós do NOVO STIFA, que reinventamos a prática sindicalista, dando importância, voz e autoridade às mulheres, entendemos que elas são lideranças natas em qualquer ambiente em que atuam. Independente de rótulos, cargos ou visões. A mulher é sim a peça principal da sociedade, reiterada aqui por meio de nosso reconhecimento.