Uma força chamada NOVO STIFA
Constituído para atender os trabalhadores dos segmentos alimentação e tabaco, o Sindicato dos Trabalhadores do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul (NOVO STIFA) é, na atualidade, uma das maiores forças Sindicais presentes no interior do Rio Grande do Sul. Com uma base que compreende mais de 16 mil trabalhadores diretos, a Entidade é referência para uma população superior a 45 mil pessoas nos municípios de Candelária, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Vale do Sol e Vera Cruz, nos quais é a força que representa estes trabalhadores que atuam em ramos fundamentais para o desenvolvimento da economia dos municípios localizados neste assoalho de abrangência.
Além da base sólida de trabalhadores empregados nas indústrias de alimentação, como padarias, frigoríficos e empresas do ramo, durante a safra do tabaco, apenas no segmento industrial de processamento do produto, a quantidade de trabalhadores – entre empregados safreiros e efetivos – atinge a marca de 11 mil profissionais, índice alcançado na última safra. Toda esta relevância econômica faz do NOVO STIFA um dos sindicatos mais importantes no contexto econômico estadual, pois é o responsável pelos trabalhadores de duas das cadeias produtivas mais importantes do Rio Grande do Sul.
Com uma nova metodologia de alta performance e resultados eficientes, o NOVO STIFA é também referência em negociações trabalhistas para os seus representados. Com rodadas de negociação de alto nível, o resultado anual aos trabalhadores sempre é maior do que os índices de inflação, que representam reajustes de ganhos reais e outras vantagens na cesta de benefícios de cada empresa.
Este novo modelo Sindical implementado faz também com que a entidade alcance uma capilaridade representativa diferenciada de outras entidades, resultando em um engajamento significativo, congregando com outras entidades que comungam desta moderna filosofia sindical, assim como entes representativos dos poderes constituídos. Hoje o NOVO STIFA mantém relacionamento direto com deputados estaduais, federais, senadores e até mesmo ministros. Em audiência exclusiva, o Sindicato foi recebido pelo Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, cuja apresentação teve foco na relevância econômica e social dos empregos gerados na cadeia industrial do tabaco no Brasil.
Atuante nas mais diversas esferas, o NOVO STIFA irmana-se com os demais elos da produção do tabaco no Brasil e representa esta força em eventos mundiais, como a recente Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP-10), ocorrida no Panamá. De forma dinâmica e interativa, o Sindicato atua em todos os meios da sociedade, representando uma gama muito grande de trabalhadores, configura-se atualmente como um grande sindicato, uma grande força representativa e colaborativa com os segmentos da alimentação e tabaco, forças econômicas que impulsionam o crescimento e o desenvolvimento dos municípios e regiões nas quais atuam.