Papo de Mulher do NOVO STIFA convoca à liderança trabalhadoras da ATC
Iniciativa que visa fomentar a presença da mulher em um ambiente predominantemente masculino; ação será repetida nas empresas do segmento tabaco e alimentação que julgarem importante esta abertura ao diálogo sobre o universo feminino
Santa Cruz do Sul – O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (NOVO STIFA) deu início ao projeto Papo de Mulher. A ação que leva para o ambiente das trabalhadoras informações sobre saúde, bem-estar feminino e liderança sindical teve seu primeiro encontro com às trabalhadoras da Associated Tobacco Company (ATC), em Santa Cruz do Sul. Na avaliação preliminar a iniciativa inovadora mostra que o novo modelo sindical proposto pela Entidade está alinhado com a necessidade feminina nas linhas de produção.
Conforme a coordenadora do NOVO STIFA, Andréa do Nascimento, a recepção das trabalhadoras da ATC ao Papo de Mulher foi muito positiva, criando o primeiro vínculo entre a proposta e o Sindicato. “Levamos para elas temas como saúde, de um modo geral e, em especial a saúde da mulher. Falamos sobre bem-estar físico e emocional e sobre liderança feminina. Nossa diretora, Fernanda Wagner, que é a única mulher na atual diretoria, falou muito sobre o tema, incentivando as participantes”, revela.
Andréa destaca ainda que esta aproximação sindical do NOVO STIFA com as trabalhadoras é um fato novo. “Apresentamos para elas também a importância de um Sindicato forte e os benefícios que se tem ao fazer parte do NOVO STIFA. Foi um momento muito prazeroso e agradável, tanto para nossa equipe, quanto para as trabalhadoras e direção da empresa, que elogiaram muito esta iniciativa. O resultado deste primeiro encontro já é superpositivo”, classifica a coordenadora, ao dizer que até o fim do ano serão realizados outros seis encontros do mesmo formato.
Para a assessora da Presidência Cláudia Faust, a acolhida das trabalhadoras foi essencial. “Fomos muito bem recebidas. Ao final fizemos uma pesquisa que mostrou que nosso Papo de Mulher deve continuar e que as participantes enxergam no NOVO STIFA uma entidade representativa e confiável”, destaca. Além da Cláudia, Andréa e a diretora Fernanda, participaram do Papo de Mulher a ginecologista Adelia Regina Peruzzo, a médica clínica-geral Natália Maron, a enfermeira Katiany Elis da Silva e a psicóloga Betina Pereira Stülp.
Mapeamento da liderança feminina
Para o Presidente do NOVO STIFA, Gualter Baptista Júnior, além de ser uma ação inovadora, aproximando o universo sindical que é masculinizado em sua origem da mulher, a iniciativa tem como missão mapear lideranças femininas nas empresas do segmento. “Esta aproximação tem foco na possibilidade de, havendo um interesse futuro, para que estas mulheres possam participar de maneira ativa do Sindicato, compondo novas diretorias.”
Baptista Júnior diz ainda que a ação foca na vivência da trabalhadora no ambiente do NOVO STIFA. “O Papo de Mulher foi pensado também para que elas se sintam motivadas e convidadas a virem e participarem um pouco mais da vida Sindical. Dando ideias e contribuindo com a divulgação do nosso Sindicato”, reforça.
O NOVO STIFA contatou com todas as empresas da categoria tabaco, por eles representadas, nesta primeira fase do programa. Futuramente, o Papo de Mulher será estendido a outras empresas, da categoria alimentação. O Sindicato aguarda agora a sinalização positiva daquelas indústrias que entendem como importante o Papo de Mulher, para que seja aberto espaço para este diálogo com o universo feminino, para então marcar as próximas edições do evento.