Repasse de 100% da inflação do período, mais ampliação de benefícios foi a proposta apresentada e votada, de forma eletrônica, uma inovação do STIFA, para ampliar a participação dos trabalhadores
Santa Cruz do Sul – O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (STIFA) concluiu, na manhã desta sexta-feira, 18, a assembleia com os trabalhadores da BAT Brasil (ex-Souza Cruz); no processo de negociação coletiva para o ano de 2023. Com 89% de aprovação, os trabalhadores acolheram a proposta negociada pelo STIFA, que prevê um reajuste de 6,46%, que representa 100% da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado no período. O processo foi totalmente digital, uma inovação nas assembleias sindicais.
Conforme o presidente do STIFA, Gualter Baptista Júnior, a assembleia digital é mais uma inovação que o Sindicato implementa, rumo à construção de um novo modelo Sindical. “Decidimos criar uma nova fórmula de votação, implementando o modelo eletrônico, como forma de ampliar a participação dos trabalhadores, ao mesmo tempo em que, criando uma nova rotina de vanguarda nas assembleias de negociação coletiva”, comemora o Presidente.
Baptista Júnior explica que a votação dos trabalhadores teve início na última quinta-feira, dia 17, de forma digital. “Nosso projeto de votação eletrônica é pioneiro na região, contempla o cumprimento de todas normativas e requisitos de segurança técnica na contratação da empresa Tafner, que é capacitada, conceituada e com expertise no mercado em votação eletrônica, usando plataforma segura e homologada, com votação inviolável contra fraudes e que permite auditorias”, salienta.
Por meio de um vídeo, gravado pelo Presidente do STIFA, o trabalhador pode conferir as propostas de reajuste, negociadas pelo Sindicato com a BAT. Chegando ao final da gravação, o voto era registrado. “Foi criado um sistema com visual ‘amigável’ e de fácil manuseio, proporcionando comodidade, a partir do computador, tablet ou celular pessoal, o trabalhador votou eletronicamente, de qualquer lugar. Com isso, conseguimos atingir uma maior abrangência e participação”, avalia.
Com a inovação, o STIFA contabilizou o resultado de 88,94% de trabalhadores favoráveis à proposta, contra 11,06% de votos contrários. “O reajuste salarial dos trabalhadores e piso salarial contemplou em 100% INPC apurado no período, resultando em uma correção de 6,46%. Além disso, conquistaram-se outras melhorias para os trabalhadores (veja tabela). Toda esta mobilização com a BAT deverá influenciar na conclusão das demais negociações coletivas”, pontua o presidente.
Aprovado pela assembleia
– Reajuste salarial dos trabalhadores e piso salarial em 100% INPC apurado no período (6,46%);
– Vale-alimentação: reajuste de 12%;
– Vale-refeição: reajuste de 15%;
– Auxilio Oftalmológico: reajuste de 9%;
– Auxilio Creche: reajuste de 12,5%;
– Antecipação Participação nos Resultados: concedido 20% a maior;
– Complementação Salarial por 6 meses para quem já está aposentado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Votação deverá ser seguida em toda Região Sul
O processo de votação eletrônica deverá ser seguido por sindicatos nos estados de Santa Catarina e Paraná, filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Fumo e Afins (Fentifumo), a informação é confirmada pela Federação. Gualter Baptista Júnior também preside a Fentifumo e destaca que a ação marca uma nova era nas negociações entre trabalhadores e empresas. “O setor produtivo do tabaco é reconhecido pela inovação e modernidade. Agora, levamos para a relação entre empregado e empregador esta novidade – da votação eletrônica em assembleias – imprimindo um novo tempo e uma nova marca no movimento sindical”, define.
A assembleia com trabalhadores da BAT Brasil foi realizada também – no método convencional, com votação presencial – por outros três sindicados, finalizando assim o processo de negociação entre a categoria e esta empresa. O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Fumo do Alto Vale Itajaí (Sintifavi) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo da Região Sul de Santa Catarina (Sitifursc), ambos de Santa Catarina e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústria do Fumo de Rio Negro (Sitifumo), do Paraná, concluíram suas assembleias, seguindo a negociação iniciada por Santa Cruz do Sul.
“A conclusão do processo, realizada pelos quatro Sindicatos completou a negociação de forma positiva, fechando em 78,5% a favor e 21,5% contra. Este é um dia muito feliz para nós, pois escrevemos mais um capítulo rumo a construção de um novo modelo sindical para nossa categoria. Todo o setor está de parabéns”, complementa o Presidente da Fentifumo.